, Socialização de Cães no Recreio dos Bandeirantes: Cão socializado não precisa ser um cão medroso!!

terça-feira, 3 de março de 2009

Cão socializado não precisa ser um cão medroso!!

SV400054

Ontem, como muitas outras vezes levei minha cachorra Dawa (na foto) ao  parcão na Lagoa Rodrigo  de Freitas, Rio de Janeiro. Ela gosta muito de ir pois tem a oportunidade de correr muito e interagir com muitos outros cães. A Dawa é uma Bulldog Americana que em fevereiro fez 10 meses e já pesa mais de 30 kl, desde que está comigo tenho tido  a maior preocupação de que ela socialize com outros cães, pessoas e inclusive crianças, a final ela é o mitivo deste Blog.

Bem, ela tem por habito chegar no pedaço brincando e fazendo rapidamente amigos chamando-os a brincar, ela se sente a vontade em qualque espaço, não tem medo, não coloca o rabo entre as pernas quando outro cão se aproxima e tem por habito tambem sair cheirando todo mundo que encontra. Logo começa a latir de forma muito aguda convidando a galera pra brincar, na corrida só perde para Galgos.

Então, ontem ela já estava no espaço quando  chegou um cão (macho) adotado da rua que ela já conhecia anteriormente, ele coitado ja foi um cão  muito sofrido, e foi resgatado por uma pessoa muito legal, dentre as coisas que me contaram, ele teria servido de isca par treinar (erradamente Pit Bulls no morro por traficantes), claro  que isto tudo é completamente descabido e no mínimo sadico. Bem este cão apesar de não ter condições físicas inclusive para confronar qualquer um outro, chegou se aproximando em posição de liderança junto à Dawa, ela se aproximou para cheira-lo e ele logo respondeu com um rosnido mostrando os dentes pra ela, ela entedeu o recado e se afastou. Pouco  depois o cão  se aproximou da Dawa e urinou muito proximo a ela, depois jogou terra contra ela, ela na  mesma hora mostrou que não  gostou da titude e partiu em ataque contra ele, consegui chama-la a tempo e ela recuou.

Pouco depois chamei o dono do cão pra proximo de mim e comentei o que eu estava observando, pois o cãe repitiu  a atitude varias vezes, então  ele ficou ciente. Pouco depois o cão se deitou  proximo da Dawa e ela foi cheira-lo de novo ele reagiu agresivamente outra vez, desta vez não tive tempo e ela partiu pra cima dele, só  sendo possível afasta-los com auxílio do dono do cão. Realmente eles estavam se pegando.

Havia outras pessoas (mulheres) na oportunidade e imediatamente se posicionaram contra essa agrecividade da Dawa para com este outro cão, supostamente em desvantagem física, que todo mundo  vé com coitado.

No meu entendimento estas outras pessoas não se deram conta do que realmente estava acontecendo e eu  já tinha advertido o dono quanto a atitude de seu cão.

Cão socializado não é um cão covarde ou medroso.

Na socialização não podemos permitir que nosso cão parta para a agreção de forma gratuita, apenas porque ele é bravo. è comum as pessoas andarem com cães na rua sempre sob tensaõ porque tem um cão  bravo. Este cão  bravo não  está socializado, e muitas vezes o dono incentiva esta atitude quando não o deixa se aproximar de outro por medo que agrida, mas tambem não faz nada para educa-lo ou ensiná-lo. O cão  agresivo  está com medo, potencialmente é isso, e se torna valente quando esta com o dono, tem a matilha com ele.

Creio  que o importante é criar cães de forma que não sejam os agressores, porem nunca deixem de se defender, pois em alguns casos serão eles que com sua bravura (leia-se valentia) poderá ser quém nos salve a vida.

Technorati Marcas: ,,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics