, Socialização de Cães no Recreio dos Bandeirantes: A inteligencia canina, um termo dificil !!

domingo, 3 de maio de 2009

A inteligencia canina, um termo dificil !!

bxp65713s

Uma crença popular muito divulgada é que os cães são animais muito inteligentes. Mas no que se baseia esta crença?

Analizemos primeiro o que significa para nos que uma pessoal seja inteligente: a maioria diria que é nossa capacidade de aprender, pensar e resolver problemas.

Está claro que os cães podem aprender, pensar e resolver problemas (só temos que ver como o cão consegue abrir a gaveta dos biscoitos).

Mas, alem dos cães outros animais (como os gatos) podem fazer-lo, porém consideramospor regra que os cães são mais inteligentes que os gatos. Qual o motivo?

Si fezessemos uma enquete perguntando a razão da crença, a resposta mais comum seria: “é que meu cão vem quando  o chamo  e posso ensinar coisas a ele.”

A habilidade de aprender é um dos sinais da inteligência canina

Então quer dizer que, obedecer e aprender aquilo que nós encinamos forma parte de nosso conceito de inteligência. E então  está claroque até o cão mais lento, apagado e distraido pode obedecer mais facilmente que um gato.

Então, algumas pessoas acreditam que a habilidade de aprender rápido é um sinal de inteligência; enquanto outras acreditam que a inteligência dos cães esta na habilidade de resolver problemas. No entanto a habilidade de obedecer e aprender não são a única medida da inteligência.

Os cães nascem com a capacidade de viver em matilha

De fato, não  devemos esquecer de que os cães nascem com alguns instintos que o ajudam a integrar-se em nossa familia, na nossa sociedade e poder realizar certo tipo de tarefas.

Nos seus “genes” está a capacidade de viver em matilha com uma estrutura social. Desde filhote aprendem como comportar-se com os outros membros do grupo. Os cães adultos treinam a seus filhotes com correções quando seu comportamento não é o adequando (rosnando, latindo alto, etc) e recompensam seus comportamentos aceitaveis (brincando com eles, alimentando, limpando eles). Isto faz com que a capacidade de aprender obediência básica -e eventualemnte comportamentos mais complexos- é inerente a todos os cães.

Além disto, os humanos temos nos dedicado durante seculos a selecionar e pontencializar os instintos canino. Temos criado reças reconhecidas por sua capacidade de caçar, lutar ou defender. Outras raças tem sido selecionadas pelas suas capacidade de rapida aprendizagem, como são so “Boreder Collies” e os “Golden Retrievers”, o que os trona comumente mais faceis de treinar.

Dependendo do que se pretende ensinar, os donos debem simplesmente ser mais pacientes com algumas raças do que outras.

Teste de inteligência canina

Então em poucas palavras temos falado de tres tipos de inteligência canina ou melhor, de tres vertentes de inteligência canina: inteligência adaptativa, inteligência funcional e inteligência intuitiva ou instintiva.

Esta complexidade faz com que os experts em comportamento não  estejam de acordo em algum método para provar a inteligência canina. Foram criadas varias taxas de inteligência e alguns tem a ver com a habilidade de um cão reconhecer palavras; e outro com o desejo ou  a habilidade de responder a diversas situações.

O Teste de inteligência canina de Stanley Coren

Um dos testes existentes é o do professor e adestrador canino Stanley Coren.

Ele faz referência a tres tipos de inteligências dando o seguinte enfoque:

  • A inteligências instinstiva é o fruto da herança genêtica e considerando que está escrita nos genes, pouco pode ser feito para muda-la.
  • A inteligência adaptativa ou de aprendizagem é a capacidade de relacionar causa-efeito e a capacidade de resolver problemas.
  • A inteligência funcional ou de obediência é a capacidade de obedecer ordens.

Segundo Coren o que faz que um cão nos seja útil é acima de tudo a sua inteligência funcional ou de obediência combinada com algo de inteligência adaptativa ou de aprendizagem. Um cão com inteligência adaptativa elevada, porém incapaz de obedecer ordens (inteligência funcional ou de obediência pobre), é tão pouco útil como um cão  obtuso (inteligência adaptativa pobre). Além do mais junta a isto que a disposição de colaborar (obedecer ordens aprendidas) tem mais a ver com a personalidade do cão do que com sua inteligência inata.

Coren sustenta que as diferentes razas de cães tem um nível diferente dos 3 tipos de inteligência e que um cão pode ser trabalhado até seu máximo do potencial porém, existe um limíte que não poderá ser ultrapassado. Mesmo assim ele opina, que se sfor educado um cão  adequadamente desde filhote o é feito é aumentar sua inteligência funcional e de obediência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics